Plano de Evangelização

Palavra do pároco

Caríssimos coordenadores e responsáveis de pastorais, movimentos e serviços, no dia 12 de dezembro de 2015, tivemos a nossa Assembléia paroquial, onde fizemos a avaliação do plano de evangelização de 2014-2015 e projetamos a caminhada para 2016-2017. Acreditamos que a pastoral de conjunto é um propósito que vem nos adequar para uma vivência em comunidade. Despertar em cada cristão e cristã; um renovado entusiasmo do encontro pessoal com Jesus Cristo e resgatar a consciência de fé para reavivar, purificar, confirmar, professar e confessar a fé em Jesus Cristo. A dimensão comunitária é fundamental na Igreja, inspirada na própria Santíssima Trindade, a perfeita comunidade de amor. Sem comunidade não há como viver autenticamente a experiência cristã, a Igreja originária na Trindade, é estruturada à sua imagem e nos conduz para a pátria trinitária, Jesus Cristo é o centro e a meta de toda atividade cristã. Ele é o Senhor e guia dos que são chamados a participar dos projetos e trabalhos na Igreja. Desejamos o empenho e a co-responsabilidade de todos na execução do nosso plano de Evangelização aprovado em Assembléia; é um desejo de todos formarmos uma verdadeira comunidade de comunidades. "Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia"
(Mt5,7).

Plano de Evangelização

A Paróquia São José dentro de seu Plano de Evangelização Paroquial, tem para o biênio 2016-2017 seis prioridades:
Promoção da missionariedade.
Rede de comunidades.
Promoção a Palavra de Deus.
Promoção da Formação as lideranças.
Iniciação a Vida Cristã.
Setor juventude.

Além dessas prioridades, estaremos empenhados em: acolher sempre melhor todas as pessoas; em trabalhar a integração e a comunhão eclesial entre as pastorais, movimentos, ministérios e grupos, manifestando a unidade; em obter uma formação mais integral da Fé Católica, e de melhorar o trabalho de Evangelização, com as formações específicas; em cada um ser um missionário, uma missionária de Jesus Cristo e da Igreja. Invocamos a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, para que unidos com Ela e, como Comunidade, possamos Evangelizar com todo ardor e fé, sabendo do grande desafio que está à nossa frente. Mas Deus é por nós! Não tenhamos medo!

Sujeitos animadores da pastoral paroquial

"A comunidade paroquial é uma comunidade de comunidades" que se apresentam como células vivas (cf. Documento de Aparecida, 170). Dessa forma todos os coordenadores de pastorais, movimentos e serviços que estão envolvidos direta e indiretamente são considerados sujeitos da animação pastoral da paróquia, a saber: a comunidade religiosa salesiana, o pároco, as comunidades urbanas e rurais, as pastorais, os grupos, as associações, o Centro Educativo Dom Bosco, o CPP, o CAE, os Conselhos Pastoral Comunitários (CPC) de cada comunidade.