Voltar 04 de Janeiro de 2017

SANTOS REIS

No dia 6 de janeiro a Igreja celebra o dia de Santos Reis, também conhecida como celebração da Epifania do Senhor. Nessa festa celebramos a visita dos Magos provenientes do Oriente, que viajaram muito para prestar homenagens e adorar o Menino Jesus recém-nascido. Ofereceram presentes cheios de significados ao menino Deus: ouro (simbolizando a realiza); incenso (significa a divindade de Jesus) e mirra,( simbolizando sofrimento e a eternidade), (Mt 2,1-12).

O evangelista Mateus chama-os de “Magos”. Porém, esta palavra tem vários significados. Designava a origem geográfica de pessoas da Pérsia. Por isso, supõe que os magos eram daquele país. Significava também pessoas da realeza. Acreditava-se que eles eram reis. Por fim, “mago” significava também o que chamaríamos hoje de “cientistas”, pois eles conheciam profundamente a matemática, a medicina, a astronomia – tanto que detectaram o aparecimento de uma nova estrela – a química e outras ciências já conhecidas na época. Tudo isso de acordo com a tradição científica dos persas.

Estrela Guia

O aparecimento de uma nova estrela no céu mudou a vida daqueles homens. O conhecimento científico permitiu que eles descobrissem o novo astro. Daí se acredita que eles eram conhecedores dos mapas celestes e bons viajantes. Naquele tempo, os viajantes do deserto viajavam à noite e guiavam-se pela posição das estrelas. Por isso, eles detectaram o aparecimento da nova estrela. Porém, não apenas detectaram. Eles conheciam as profecias messiânicas e compreenderam que tal estrela anunciava o nascimento do Rei dos reis, o soberano das nações, o Salvador.

Epifania

A festa dos Reis Magos é também conhecida com Epifania. A palavra Epifania vem do grego e significa “manifestação”. Ela é usada neste dia porque, através dos magos, Jesus manifestou sua divindade a todo o mundo. A visita dos magos revela, além do que já foi dito, que o Filho de Deus veio para toda a humanidade. Os magos representam todas as nações pelas quais Jesus nasceu, morreu e ressuscitou.

Com a festa dos Santos Reis, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por são desmontado todos os enfeites natalícios.

Equipe da PASCOM da paróquia São José