Paróquia São José
Voltar 21 de Novembro de 2018

Feliz Aniversário Ji-Paraná

Aniversário de Ji-Paraná

Emancipação de Ji Paraná/RO

Reconhecida por seu potencial no agronegócio, a cidade de Ji-Paraná é uma cidade próspera localizada na região Central do estado, que atualmente ultrapassa a 132 mil habitantes.

Sua história começa ainda em 1877, quando os primeiros colonos nordestinos ocuparam a região, passa pelo grande surto da atividade seringalista, entre 1883 até 1900, principalmente às margens dos rios Machado e Urupá, passeia com a expedição de Marechal Rondon, vê e recebe a abertura da BR-364 até que, em 1977, através da Lei nº. 6.448, de 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel, concede a criação do município de Ji-Paraná, que à época era conhecida como Vila de Rondônia. 

Em 22 de novembro 1977, ocorreu então a instalação oficial do município com a designação do primeiro prefeito, Walter Bártolo.

Pela cadeira do Executivo, já passaram 11 prefeitos: Walter Bártolo, Nunoi Itsumi, Assis Canuto, Manuel Lopes Lamego, Roberto Jotão Geraldo, José de Abreu Bianco, Jair Ramires, Ildemar Kussler, Acir Marcos Gurgacz, Leonirto Rodrigues dos Santos, José de Abreu Bianco (dois mandatos seguidos) e Jesualdo Pires Ferreira Junior (está no segundo mandato), renunciou o mandato e atualmente o seu vice, Marcito Pinto é o atual prefeito.


Download do Calendário de Missa
Download do Calendário do Ano