Paróquia São José
Voltar 25 de Agosto de 2017

CASAMENTO COMUNITÁRIO


Aconteceu na Catedral São José Ad Tempus no dia 19 de agosto, as 19h30min a celebração matrimonial de sete casais, presidida pelo Pároco P. Alzimar. São casais que já conviviam juntos; mas que por vários motivos não tiveram a oportunidade de receber o sacramento.

Desde o princípio, Deus criou o homem e a mulher, e uniu-os em matrimônio. A Bíblia nos diz que, ao criar o homem, Deus percebeu que ele não estava satisfeito porque não encontrou em todos os seres criados uma criatura que o completasse. E Deus disse que “não é bom que o homem esteja só” (Gn 2, 18). E disse ao homem: “Eu vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada” (Gn 2,18), alguém que seja como você e que o ajude a viver. E fez a mulher. Retirou “um pedaço” do homem para criar a mulher (cf. Gn 2,21-22).

Nessa linguagem figurada, a Palavra de Deus quer nos ensinar que a mulher foi feita da mesma essência e da mesma natureza do homem, isto é, “à imagem e semelhança de Deus” (cf. Gn 1, 26), e foi feita para o homem.

Santo Agostinho nos lembra que Deus, para fazer a mulher, não tirou um pedaço da cabeça do homem e nem um pedaço do seu calcanhar, por que a mulher não deveria ser chefe nem escrava do homem, mas “companheira” e “auxiliar”.

O casamento não é uma aventura; é, sim, um projeto sério de vida a dois, onde cada um está comprometido em fazer o outro crescer, e ser melhor a cada dia, é uma missão sagrada assumida diante de Deus.

Parabéns casais pela decisão que tomaram de testemunhar o amor Deus na família, que Deus abençoe a todos, e lhes dê muita perseverança.

Agradecemos o empenho, a dedicação da Pastoral Familiar, na preparação dos casais, na organização da celebração e a equipe de música Legião de Maria que ajudou a comunidade rezar com os cantos.

"Família que reza unida, permanece unida".

 

Equipe da PASCOM paroquial


Download do Calendário de Missa
Download do Calendário do Ano